terça-feira, 11 de março de 2014

AS GENTILEZAS TORNAM A VIDA MAIS AGRADÁVEL

Aaaaaa ... as gentilezas ... ai, ai ...
Um poeta e profeta andou pelo Rio falando pelas ruas dessa cidade que gentileza gera gentileza. Por vezes aborta, mas na maioria das vezes gera sim.
A gentileza só não pode ser bem vinda quando a desconfiança se torna necessária.
Melhor ainda se o que for gentil o for só por ser, sem querer nada além de doar-se, sem querer impressionar, nem mesmo seduzir ou controlar.
Gentil, há pessoas que nascem recebendo esse nome e outras que poderiam ser rebatizadas. 
Houve um tempo em que o nome estava intimamente conectado à identidade. Os gregos clássicos identificavam o nome à cidade de origem, foi o caso de Zenão de Sítio e o de Eléia, as cidades diziam que não eram o mesmo. Em outro dizer, se sabia quem era, ao se saber onde nasceu. Ainda que se repetissem, os lugares não eram os mesmos. Mas, parece que nesse tempo não se deslocavam muito, só os aventureiros, destemidos, como Ulisses, pois era difícil, lugares inóspitos, nem tinham hotéis, tampouco pousadas ou restaurantes. Tenho a impressão que deveriam ter anseio por fixar-se também. 
Desejo muitas vezes um ponto fixo, para que a alavanca que me move encontre seu apoio. O tenho sim, dentro de mim e não fora, num lugar que nem lugar é, pois não tem limites. Como sentir segurança sem os limites? Como ouvi outro dia alguém dizer que uma criança lhe perguntou: "Será que espaço tem chão?"
Talvez o nome deveria ser dado na morte e não ao nascer, pois só assim se pode saber quem de fato se pôde ser. Mas, como chamar, de modo que esse saiba, ao que está vivo por aqui? Também receber o nome antes de ter vivido o tempo de estar vivo soa como uma profecia.
Os que me deram um nome me deram boa herança, pois está cheio de bom agouro, uma bela profecia.
Quanto ao nome, não posso agradecer aos que o elogiam, pois não tenho mérito algum, mas ser gentil escolho por todo tempo que me dou conta desta liberdade.
Receber gentilezas é bom, mas aquela que já citei, a mais fortuita e espontânea é precioso presente, e sem dúvida, torna a vida mais agradável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, crítica, reflexão, refutação, caso queira expressar-se.