quarta-feira, 27 de novembro de 2013

AO MEU VER, OSTENTAÇÃO NÃO COMBINA COM PROJETO DE VIDA FELIZ

Somos persuadidos a passar tanto tempo da vida a nos sofisticar, que me pergunto se seria mesmo esse um bom caminho.
Já ouviu falar dos sofistas? "Sofisticação" e "sofistas" não é mera coincidência.
Num dos livros de Platão, de nome Eutidemo, desenha um perfil peculiarmente arguto daqueles sofistas, ao menos foi como os vi, e deixo para os especialistas dizerem se é mesmo assim.
Os sofistas do Eutidemo julgavam serem sábios (como de costume), mas não eram obviamente tolos como Hípias Maior, por exemplo. Tinham fluência no pensar, manipulavam argumentos com habilidade e sabiam articular os sentidos das palavras como os espartanos sabiam manejar as armas, com muita sofisticação. 
Eles também dividiam os combates em uma arena de argumentação: o grupo dos vencedores e o dos vencidos.
Como diria Hegel (e já peço desculpas aos hegelianos, por tomar seu nome em vão), que para que haja um senhor é preciso que um escravo o reconheça como tal.
No entanto, depois de dominar, ainda importa uma pergunta: O que fazer com o dominado? 
No caso dos espartanos, ficar com o espólio de quem foi derrotado parece ser uma finalidade plausível. No do senhor de Hegel, ser servido é um motivo compreensível. Mas, e os sofistas? ... Dá pra entender?!...
Até Sócrates acabou por desistir, e olha que ele era um sujeito teimoso. Foi como se dissesse: Já que o que querem é ter razão, mesmo sem nenhuma verdade, que seja.
Li em algum periódico uma vez: "Academia é o único lugar que se briga por um poder medíocre que de nada serve, se não pra ostentação da vaidade."
Se não for pra chegar a algum lugar, e confesso que o que gosto mesmo é de ir aonde a Verdade está, de que adianta? Andar sem rumo de novo?
Creio que mais do que sofisticação, preciso é de finalidades claras, bem claras. Foco mesmo, que me leve ao lugar onde quero ir. E não sei se a sofisticação tem poder pra tirar do lugar, pra mover, talvez até atrapalhe. 
E pensar que ouvi tantas vezes que a Vida simples é a melhor. O que pode ter me feito duvidar? ... Vaidade, aquela  promíscua sem coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, crítica, reflexão, refutação, caso queira expressar-se.