quinta-feira, 7 de novembro de 2013

"SOMOS SERES DE EQUEILÍBRIO"

Em meio uma exposição em um grupo de pesquisa, sobre a teoria do desenvolvimento cognitivo proposta por Piaget, o colega que estava coordenando o grupo expressou: "Somos seres de equilíbrio".
Uauuu!! ... É isso!! Somos seres de equilíbrio! Isso explica tanto! Faz sentido!
Qualquer coisa que ameace o equilíbrio poderia ser chamada de agente de desequilíbrio.
Dúvida é um agente de desequilíbrio.
O filósofo Charles S. Peirce falava sobre isso, sobre a necessidade de superação do estado que se chama 'dúvida', que é desconfortável e irritante. Acho que o Peirce poderia ter concordado, em chamar a Dúvida de agente de desequilíbrio.
Mas, antes dele ainda, Descartes também falou sobre a Dúvida, por desejar e buscar uma crença indubitável, que não pudesse ser violada. Porém, parece que foi Aristóteles o primeiro a descrever a Dúvida: "Quando raciocinamos em ambas as direções e todos os elementos do discurso parecem desenvolver-se com igual validade em cada um dos dois sentidos, ficamos em dúvida sobre o que fazer".
Sabe o que me fez pensar? Que a dúvida parece parar o movimento, o esforço de mover-se em direção a. Será que dúvida e medo estão relacionados, pois ambos possuem essa característica de segurar em um lugar.
Pensando assim, acho que não sei bem o que significa estar em equilíbrio, pois julgava haver nele uma estabilidade confortável, um repouso sereno e absoluto. Equilíbrio não deve ter a ver com o que penso ser repouso mesmo.
Equilibrar demanda esforço, e o que está em repouso não precisa se esforçar, já encontrou seu lugar.
Gosto dos que sabem qual o lugar que lhes é próprio. Eles têm foco, se não chegaram ainda, em algum momento chegarão.
Pensei também Naquele que não muda nunca, sempre É, que não há sombra de variação. A Esse eu reverencio e venero, disponho-me por completo, por amor, por intenso e grato amor.
Esse mesmo colega, depois de falar sobre sermos seres de equilíbrio, continuou dizendo:
"Organismo implica em organização que implica em ordem. Então, por sermos "organismo" não suportamos a desorganização, lutamos contra ela."
Uaauuu!!! ... Lutamos contra ela!!
Então, quer dizer que a desorganização e o desequilíbrio estão juntos ... Interessante ... Bom saber.