segunda-feira, 11 de novembro de 2013

A GRAÇA

Alguém de valor um dia me disse: 
- “ Ao agradecer, prefiro  a palavra Gracías (espanhol) a que Obrigado (português)." Eu também prefiro. 
Que bonito poder ver como as línguas falam a respeito de como as culturas pensam.
A Graça é uma outra espécie de Beleza, pertence a uma figura movida pela Liberdade. O Senhor Schiller escreveu que "a Graça é uma beleza em movimento, que é produzida por um espírito segundo condições de liberdade". Que é quase o mesmo que dizer que só um espírito livre pode ser grato. 
Não é fácil ser livre, nem mesmo ser grato, pois tem de saber ver o que, de quem e quanto se ganhou, reconhecer o valor de cada coisa e de quem o deu; tem de saber ver com o coração, e este, por sua vez, tem de estar transparente pra enxergar.
Aquele errante, que já foi apresentado, não consegue ver a Graça. Aquele que o Grande Livro do Mundo, como nomeou Descartes, não o deixa ler suas páginas, cerrou-as. Aquele que segue em círculos sem chegar a lugar algum, lembra?  Seu coração acredita que tem Direitos, achando que o Mundo lhe deve. Então, tudo que recebe não julga ser de Graça, mas ser Direito, acha que o Mundo só o estaria restituindo, e numa restituição sem fim. Ai, ai ... Pra esse muitos 'Ais' são necessários. Não se dá conta de que é pobre, cego e nu, como todos os que são de carne e osso, e ainda busca a arrogância?! Que mais de ruim seguirá buscando nesse eterno retorno?!
Tudo que se recebe não vem de outro lugar se não da Graça. Pensando assim, então prefiro a Misericórdia a que a Justiça. 
A Justiça é Boa, sem dúvida, mas a Misericórdia aumenta o tempo, e quem sabe, nesse tempo, o Arrependimento é gerado. Deixe o pobre ir sem que agradeça, e que aprenda a contar os dias. Não o julgo, nem posso, só o observo pra aprender com seus erros.
O que sei é que a Graça é uma dádiva gratuita que não espera retribuição. Não é linda?! Que beleza profunda! Isso que é glorioso, dar sem que se lhe dê. Ela não cria expectativas, não espera nada, nem pede emprestado, só dá, se dá, se doa ... Que afortunados os que recebem dela e conseguem ver sua Beleza, e que podem dar gracías
Contemplo sua Beleza, sei ver de onde vem, quem me oferece, mas estava aprendendo ainda a como recebê-la, pois o Orgulho endurece, faz criar uma capa que protege, inclusive da Graça ... Que pena.  
Enquanto achava precisar da proteção do orgulho, ela me dava presentes sem eu me dar conta e me esperava até que aprendesse que o orgulho transforma corações de carne em pedra. Isso mesmo, ela aguardava, acredita? Não é Divina?! Ela esperava por mim, até que estivesse pronta pra recebê-la. Por vezes sussurrava em meu ouvido, com voz de veludo, como uma brisa:  - "Do que você tem medo"? 
Gandhi disse sabiamente, como lhe era de costume, que o medo pode até ter alguma utilidade, a covardia é que não.