terça-feira, 5 de novembro de 2013

A ANELADA FELICIDADE

Todo mundo correndo atrás da felicidade. Isso parece justificar tudo. Mas, será que se sabe pra onde está correndo, onde ela está? Seria bom ter algumas pistas, ao menos pra não correr em vão.
- Por que você fez isso fulano!?
- Por que quero ser feliz! Que óbvio!
Nada óbvio ...
Como correr atrás de que não se sabe bem quem é, e nem onde habita?
Quem é que sabe? Quem viu dona Felicidade, se sentou com ela e a conheceu?
Ouvi falar que na cultura grega clássica só se sabia se alguém tinha sido agraciado com a companhia da Felicidade ao analisar toda sua vida.
Então, se for assim, Felicidade e Paciência têm algum parentesco.
Mas, sempre que ouço "tenha paciência" parece que fico mais distante dela.
Por isso que gosto da Mansidão, essa eu me sinto atraída. Gosto do rosto da Mansidão.
Mas, os gregos tinham costumes e jeito de pensar, valorar, tão diferentes do agora.
"Agora" tem tudo a ver com hoje.
- Quero isso AGORA.
- Faça isso AGORA.
- Se não for AGORA ...
Esperar a vida toda pra saber se se foi feliz??? Não parece nada razoável, né!?? Quem daria crédito para quem defendesse essa ideia?
Não se tem que esperar, tem que agir, buscar, correr atrás dela, força-la a aparecer; e ela tem que me servir, oras!! Não vou cortejá-la, nem quero conhecê-la, quero só que me sirva. É pedir muito??? É o mínimo!!! Posso pagar se for preciso!
Aonde essa elegante senhora está? Ela não precisa que ninguém lhe pague, ela não carece. Não creio que se deixe forçar, ou que seja persuadida a servir quem não escolheu, quem não deseja ter por perto. Convenhamos que há alguns que ninguém quer estar perto. São difíceis, indóceis, cruéis e violentos também. Povo sem naturalidade, maturidade, tudo querem forçar, e querem AGORA. Se impõem por violência e não por cortesia. E quando muito falseiam a sinceridade, dissimulam e se fazem passar por gente de boa fé. Quem se agrada de ficar perto de um tipo assim?
Creio que ela, a Felicidade, anda bem acompanhada, não anda com qualquer um, não se mostra vulgar e levianamente, como convém aos que são elegantes. Ela é agradável, desejável, se une aos seus pares, claro!!
Sem dúvida que o Egoísmo ela rejeita . O Egoísmo é de poucos amigos mesmo, não se dá com ninguém.
O Medo então ... Nem vive, está sempre paralisado, não sai do lugar, não cresce. Quando sai é pra fugir. Como ter amizade com quem foge? Eu bem que quero não fugir. Amizades são preciosas.
O Amor, com toda sua dignidade, é amigo dela, da Felicidade.
A Sabedoria também tem muito prestígio, devem se frequentar, conhecem-se intimamente, certeza.
A bondade também deve ir aos mesmos lugares, mas pouco dá pra se ver (muitos que tem olhos não vêem), pois ela também é seleta, só aparece para os de coração grande, os gratos. Ela não anda à toa e nem sem rumo, regateando por aí. Frequenta lugares que reconhecem seu valor, sem dúvida.
Uma coisa é certa, a Felicidade não anda sozinha, anda bem acompanhada.
Quem se contenta com o AGORA, não vai conhecê-la, nem ter intimidade com ela.
Precisa-se de anos para que seja gerada a confiança, a maturidade, a segurança, a sabedoria, o saber ver e saber ouvir, saber separar o que tem valor do que não tem valor, aprender a amar.
A Felicidade não é qualquer uma.